Autora: Elizabete Possidente

Essa não é uma data de comemoração, mas sim de conscientização sobre esse problema de saúde pública.

Todos os anos cerca de um milhão de pessoas no mundo morrem por suicídio por ano. Isso representa que a cada 40 segundos uma pessoa se mata.  No Brasil temos registrado cerca de 12 mil mortes ao ano por suicídio. É sabido que para cada suicídio, há mais de 20 tentativas.

Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais. As doenças  mais comumente envolvidas são: depressão, bipolaridade, abuso de álcool e de outras substâncias.

O suicídio encontra-se como a segunda causa de mortes entre jovens adultos.

Sabemos que entre 50 e 60% desses casos nunca buscaram tratamento psiquiátrico e cerca de 8 em cada 10 pessoas que comentem suicídio demonstraram algum sinal antes.

Se você se preocupa com alguém e não sabe como ajudá-la. Primeiramente precisa estar disposto a ouvir, com atenção e sem julgamento, deixando a pessoa a vontade para falar sobre os seus sentimentos.  Mostre a ela que alguém se importa com ela. Leve- a s a sério.  É importante saber que uma boa conversa pode ser transformador, mas não substitui o tratamento psiquiátrico.

Em 10 de setembro, convido a todos a levar informações, apoiando a campanha e divulgando na sua rede de amigos matéria sobre o tema. A informação é a melhor forma de prevenção.

Publicado por Elizabete Possidente

Formou -se em Medicina em 1994. Foi médica residente do Instituto de Psiquiatria da UFRJ de 1995 a 1996. Defendeu Mestrado em 1997 a 1999 pelo Departamento de Psiquiatria do Instituto de Psiquiatria da UFRJ. Durante muitos anos foi supervisora de Psiquiatria pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. Foi médica perita em Psiquiatria no Manicômio Heitor Carrilho pela Vara de Execuções Penais da Secretaria Estadual de Justiça. Foi médica Psiquiatra e perita em Psiquiatria pelo Ministério da Defesa no Hospital Central do Exército e pela Auditoria Militar. Foi médica Psiquiatra e chefe do serviço de Saúde Mental da Policlínica Newton Alves Cardoso. Tem diversos artigos publicados em revistas médicas. Diversos trabalhos publicados em congressos nacionais e internacionais. Está sempre se atualizando e participando de eventos médicos nacionais e internacionais em Psiquiatria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: