Autora: Elizabete Possidente
Essa não é uma data de comemoração, mas sim de conscientização sobre esse problema de saúde pública.
Todos os anos cerca de um milhão de pessoas no mundo morrem por suicídio por ano. Isso representa que a cada 40 segundos uma pessoa se mata. No Brasil temos registrado cerca de 12 mil mortes ao ano por suicídio. É sabido que para cada suicídio, há mais de 20 tentativas.
Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais. As doenças mais comumente envolvidas são: depressão, bipolaridade, abuso de álcool e de outras substâncias.
O suicídio encontra-se como a segunda causa de mortes entre jovens adultos.
Sabemos que entre 50 e 60% desses casos nunca buscaram tratamento psiquiátrico e cerca de 8 em cada 10 pessoas que comentem suicídio demonstraram algum sinal antes.
Se você se preocupa com alguém e não sabe como ajudá-la. Primeiramente precisa estar disposto a ouvir, com atenção e sem julgamento, deixando a pessoa a vontade para falar sobre os seus sentimentos. Mostre a ela que alguém se importa com ela. Leve- a s a sério. É importante saber que uma boa conversa pode ser transformador, mas não substitui o tratamento psiquiátrico.
Em 10 de setembro, convido a todos a levar informações, apoiando a campanha e divulgando na sua rede de amigos matéria sobre o tema. A informação é a melhor forma de prevenção.
