Dia Mundial da Saúde Mental – 10 de outubro

Autora: Elizabete Possidente

Todo dia 10 de outubro é celebrado o Dia Mundial da Saúde Mental. É o dia que há divulgação e conscientização da importância da saúde mental em todo o mundo. A cada ano um tema é escolhido para que se tenha debates e estratégias voltadas a valorização e redução do preconceito.

O tema deste ano é “Fazer da saúde mental e do bem-estar para todos uma prioridade mundial”. Sabemos que a pandemia contribuiu para um aumento estimado em 25% de sintomas de depressão e ansiedade nas pessoas e cada vez surge mais cedo.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) refere que teve um aumento exponencial de doenças psiquiátricas pelo consumo e abuso de álcool entre os adolescentes em todo o mundo.

É importante pais, educadores e a sociedade como um todo de combater essa ingesta de álcool e criar estratégias para divulgar os riscos associados diretamente ao consumo de álcool e aos indiretos, como aumento de doenças sexualmente transmissíveis, surgimento de outras doenças psiquiátricas, maior número de acidentes, e vulnerabilidade a abuso sexual,  violência, uso de outras drogas e tentativas de suicídio.  

Sabemos que 80% dos adolescentes entre 15 e 19 anos referem uso ocasional de álcool. Esse fato eleva a possibilidade desse jovem se tornar um dependente de álcool no decorrer da vida.

Infelizmente a OMS refere que 2/3 dos países membros dizem investir em políticas de saúde mental nos cuidados de atenção primária. Entretanto, quando se analisa minuciosamente percebe-se que menos de   11% fornecem informações de psicoeducação, tratamento farmacológico ou psicoterapia na atenção básica.

Os países devem reforçar os cuidados à saúde mental e a resposta psicossocial em emergências humanitária, nomeadamente durante a Covid-19 por impactar negativamente  crianças em idade escolar.

A campanha tem como objetivo aumentar significativamente o apoio às necessidades de saúde mental , é mais importante que nunca.

Por isso, a campanha do Dia Mundial da Saúde Mental tem como objetivo aumentar os investimentos em favor de saúde mental pelos nossos governantes e por cada um de nós.

Publicado por Elizabete Possidente

Formou -se em Medicina em 1994. Foi médica residente do Instituto de Psiquiatria da UFRJ de 1995 a 1996. Defendeu Mestrado em 1997 a 1999 pelo Departamento de Psiquiatria do Instituto de Psiquiatria da UFRJ. Durante muitos anos foi supervisora de Psiquiatria pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. Foi médica perita em Psiquiatria no Manicômio Heitor Carrilho pela Vara de Execuções Penais da Secretaria Estadual de Justiça. Foi médica Psiquiatra e perita em Psiquiatria pelo Ministério da Defesa no Hospital Central do Exército e pela Auditoria Militar. Foi médica Psiquiatra e chefe do serviço de Saúde Mental da Policlínica Newton Alves Cardoso. Tem diversos artigos publicados em revistas médicas. Diversos trabalhos publicados em congressos nacionais e internacionais. Está sempre se atualizando e participando de eventos médicos nacionais e internacionais em Psiquiatria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: