Autora: Elizabete Possidente

Segundo a Resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) publicada em 14 de outubro de 2022, os médicos só poderão prescrever o canabidiol para dois tipos de epilepsia, ficando proibido o uso do produto para outras doenças, bem como da planta in natura ou outros derivados dela para uso medicinal.

O CFM após revisões científicas sobre as aplicações terapêuticas e a segurança do canabidiol de publicações feitas de dezembro de 2022 a agosto de 2022 concluiu que até o momento só tem efeitos positivos na prescrição do canabidiol em síndromes convulsivas, como Lennox-Gastaut e Dravet.

A Associação Brasileira de Psiquiatria se posicionou corroborando com as informações contidas no documento do CFM de 14/10/2022 em 17 de outubro de 2022. A ABP reforçou que “não há nenhum registo em nenhuma agência reguladora internacional de nenhum canabinóide para tratamento de nenhuma doença psiquiátrica”.

Por fim, tanto o CFM como a ABP referem que “pesquisas sobre o canabidiol devem continuar, assim como  estudos sobre os efeitos colaterais e a probabilidade de dependência também devem ser realizados e intensificados”.

Publicado por Elizabete Possidente

Formou -se em Medicina em 1994. Foi médica residente do Instituto de Psiquiatria da UFRJ de 1995 a 1996. Defendeu Mestrado em 1997 a 1999 pelo Departamento de Psiquiatria do Instituto de Psiquiatria da UFRJ. Durante muitos anos foi supervisora de Psiquiatria pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. Foi médica perita em Psiquiatria no Manicômio Heitor Carrilho pela Vara de Execuções Penais da Secretaria Estadual de Justiça. Foi médica Psiquiatra e perita em Psiquiatria pelo Ministério da Defesa no Hospital Central do Exército e pela Auditoria Militar. Foi médica Psiquiatra e chefe do serviço de Saúde Mental da Policlínica Newton Alves Cardoso. Tem diversos artigos publicados em revistas médicas. Diversos trabalhos publicados em congressos nacionais e internacionais. Está sempre se atualizando e participando de eventos médicos nacionais e internacionais em Psiquiatria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: