Autores: Elizabete Possidente e Giuliana Possidente

No estudo transversal “A associação entre o uso de smartphones e a distorção da imagem corporal entre adolescentes e o efeito das redes sociais”, publicado no Congresso Europeu de Psiquiatria de 25 a 28 de março de 2023 em Paris, foi demonstrado que há uma relação entre o tempo e o propósito do uso de smartphones e a distorção da imagem corporal, conforme indicado pelo comportamento de controle do peso, mesmo em indivíduos que não são obesos.

Participaram do estudo 62.276 estudantes, divididos em quatro grupos de acordo com o tempo diário de uso de smartphones: menos de uma hora, entre uma e duas horas, entre três e quatro horas e mais de cinco horas. Os estudantes também foram subdivididos em dois grupos: o grupo que utilizava principalmente as redes sociais e o grupo que utilizava o smartphone principalmente para outras finalidades que não as redes sociais.

A distorção da imagem corporal foi medida pela intenção de perder peso nos últimos 30 dias, mesmo não sendo obeso (IMC < percentil 95). O comportamento inadequado de controle de peso foi classificado pela ocorrência de jejum por pelo menos 24 horas, uso de pílulas dietéticas de venda livre, uso de laxantes ou diuréticos, vômitos e consumo de apenas um tipo de alimento.

A pesquisa revelou que o tempo de uso de smartphone está fortemente associado à distorção da imagem corporal e ao comportamento inadequado de controle do peso em ambos os sexos e especialmente nas adolescentes do sexo feminino. A associação entre comportamento inadequado de controle do peso e o tempo de uso de smartphone foi significativa apenas entre os adolescentes do sexo masculino que usavam o smartphone por mais de cinco horas por dia.

A relação entre comportamento inadequado de controle de peso e tempo de uso de smartphone também foi relevante entre adolescentes que não eram obesos, sendo mais comum naqueles que utilizavam o smartphone principalmente para as redes sociais.

O estudo concluiu que o uso excessivo de smartphones e redes sociais está associado à distorção da imagem corporal e ao comportamento inadequado de controle de peso em adolescentes. É fundamental reduzir o uso excessivo de smartphones e conscientizar pais e adolescentes sobre os riscos associados a esse comportamento.

Publicado por Elizabete Possidente

Com uma trajetória multifacetada e dedicada à saúde mental, sou uma médica psiquiatra, cuja jornada profissional é marcada por conquistas e contribuições significativas. Formei-me em Medicina em 1994 e desde então tenho me destacado em diversas áreas da psiquiatria. Minha jornada acadêmica inclui uma residência no Instituto de Psiquiatria da UFRJ, onde aprimorei minhas habilidades e conhecimentos de 1995 a 1996. Prosseguindo em minha formação, obtive o título de Mestre pelo Departamento de Psiquiatria do mesmo instituto, entre os anos de 1997 e 1999, consolidando-me como uma profissional especializada e comprometida com a excelência em minha área de atuação. Ao longo de minha carreira, desempenhei papéis fundamentais em diferentes instituições e contextos. Como supervisora de psiquiatria pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, contribuí para o desenvolvimento e aprimoramento de políticas públicas voltadas à saúde mental. Minha expertise como médica perita em psiquiatria no Manicômio Heitor Carrilho e posteriormente na Vara de Execuções Penais da Secretaria Estadual de Justiça evidencia meu compromisso com a justiça e o bem-estar dos pacientes. Além disso, atuei como médica psiquiatra e perita em psiquiatria pelo Ministério da Defesa, tanto no Hospital Central do Exército quanto pela Auditoria Militar, onde minha competência e dedicação foram reconhecidas e valorizadas. Minha influência na comunidade médica estende-se também ao âmbito acadêmico, com participação ativa em congressos nacionais e internacionais, onde compartilho meu conhecimento e experiência com outros profissionais da área. Como autora do livro "Para Pais e Mães Preocupados: Cuidando da Saúde Mental dos Pequenos", publicado pela editora Viseu, demonstro meu compromisso em disseminar informações relevantes e acessíveis sobre saúde mental para um público amplo. Com uma sólida base acadêmica, vasta experiência prática e um compromisso contínuo com a atualização e aprimoramento profissional, sou uma referência respeitada na área da psiquiatria, dedicada a promover o bem-estar e a qualidade de vida de meus pacientes e da comunidade em geral.

Deixe um comentário