Autores: Elizabete Possidente e Giuliana Possidente
Na revista online JAMA Pediatric de 20 de julho de 2020, encontra-se publicado o resultado de uma avaliação de mais de 100.000 consultas por ano durante 10 anos em atendimento de pediatria.
Foi utilizado o checklist de sintomas pediátricos (Pediatric Symptom Checklist) recomendado pela American Academy of Pediatrics.
O checklist não demora nem 5 minutos para ser preenchido e verifica a resposta da criança sobre o seu cotidiano: atividades, família, escola, amigos e humor. Uma situação de estresse é revelada por uma pontuação elevada.
Cerca de 12% das crianças tiveram pontuação acima do limiar. Antes da puberdade, os meninos apresentavam mais problemas que as meninas e, na puberdade, essa relação se invertia.
Houve um aumento significativo no número de encaminhamentos para o serviço de Saúde mental quando ocorre essa investigação na consulta de triagem da pediatria.
É de extrema importância avaliar a saúde mental da mesma forma que se avalia a saúde física.
Ter estudos que comprovam a importância da integração saúde física e mental vai levar a melhora da eficácia do tratamento dessa criança e combater o estigma da saúde mental.
Muitos médicos afirmam que avaliar os aspectos psicossociais são tão importantes como avaliar os sinais vitais de uma criança.
Possidente Assistência Médica
Relacionado
Publicado por Elizabete Possidente
Com uma trajetória multifacetada e dedicada à saúde mental, sou uma médica psiquiatra, cuja jornada profissional é marcada por conquistas e contribuições significativas. Formei-me em Medicina em 1994 e desde então tenho me destacado em diversas áreas da psiquiatria.
Minha jornada acadêmica inclui uma residência no Instituto de Psiquiatria da UFRJ, onde aprimorei minhas habilidades e conhecimentos de 1995 a 1996. Prosseguindo em minha formação, obtive o título de Mestre pelo Departamento de Psiquiatria do mesmo instituto, entre os anos de 1997 e 1999, consolidando-me como uma profissional especializada e comprometida com a excelência em minha área de atuação.
Ao longo de minha carreira, desempenhei papéis fundamentais em diferentes instituições e contextos. Como supervisora de psiquiatria pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, contribuí para o desenvolvimento e aprimoramento de políticas públicas voltadas à saúde mental. Minha expertise como médica perita em psiquiatria no Manicômio Heitor Carrilho e posteriormente na Vara de Execuções Penais da Secretaria Estadual de Justiça evidencia meu compromisso com a justiça e o bem-estar dos pacientes.
Além disso, atuei como médica psiquiatra e perita em psiquiatria pelo Ministério da Defesa, tanto no Hospital Central do Exército quanto pela Auditoria Militar, onde minha competência e dedicação foram reconhecidas e valorizadas.
Minha influência na comunidade médica estende-se também ao âmbito acadêmico, com participação ativa em congressos nacionais e internacionais, onde compartilho meu conhecimento e experiência com outros profissionais da área. Como autora do livro "Para Pais e Mães Preocupados: Cuidando da Saúde Mental dos Pequenos", publicado pela editora Viseu, demonstro meu compromisso em disseminar informações relevantes e acessíveis sobre saúde mental para um público amplo.
Com uma sólida base acadêmica, vasta experiência prática e um compromisso contínuo com a atualização e aprimoramento profissional, sou uma referência respeitada na área da psiquiatria, dedicada a promover o bem-estar e a qualidade de vida de meus pacientes e da comunidade em geral.
View more posts