Integração Saúde Mental e Saúde Física no atendimento pediátrico.

Na revista online JAMA Pediatric de 20 de julho de 2020, encontra-se publicado o resultado de uma avaliação de mais de 100.000 consultas por ano durante 10 anos em atendimento de pediatria.

Foi utilizado o checklist de sintomas pediátricos (Pediatric Symptom Checklist) recomendado pela American Academy of Pediatrics.

O checklist não demora nem 5 minutos para ser preenchido e verifica a resposta da criança sobre o seu cotidiano: atividades, família, escola, amigos e humor. Uma situação de estresse é revelada por uma pontuação elevada.

Cerca de 12% das crianças tiveram pontuação acima do limiar. Antes da puberdade, os meninos apresentavam mais problemas que as meninas e, na puberdade, essa relação se invertia.

Houve um aumento significativo no número de encaminhamentos para o serviço de Saúde mental quando ocorre essa investigação na consulta de triagem da pediatria.

É de extrema importância avaliar a saúde mental da mesma forma que se avalia a saúde física.

Ter estudos que comprovam a importância da integração saúde física e mental vai levar a melhora da eficácia do tratamento dessa criança e combater o estigma da saúde mental.

Muitos médicos afirmam que avaliar os aspectos psicossociais são tão importantes como avaliar os sinais vitais de uma criança.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: