Autora: Elizabete Possidente
Recomendo a leitura da história em quadrinhos do espanhol Paco Roca, chamada Rugas.
Gosto muito dessa HQ e uso como material de consultório para familiares ou pacientes compreenderem melhor a demência de Alzheimer.
A demência de Alzheimer é relatada de uma forma bem explicativa sobre o quadro clínico, tratamento farmacológico e não farmacológico.
A história mostra a vida de um bancário aposentado chamado Emílio, que mudou-se recentemente para um asilo. Lá ele reconhece sua patologia e tenta diversas estratégias para retardar a evolução da demência. Tem a ajuda de um companheiro de quarto na luta contra a evolução da doença.
De uma forma bastante reflexiva o autor de Rugas compara a memória de uma pessoa com livros, que vão sendo adquiridos ao longo da vida. Com o avançar da idade, páginas amarelam e palavras desbotam nessa biblioteca de memórias. Em alguns casos, essas páginas vão se soltando e voando para fora do livro, representando a perda gradual da memória.

Explicativo e leve. Não conhecia o livro,excelente forma de colocar uma doença muito pesada e cada vez mais comum. Maravilhosa indicação
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada, Luciana. Um tema bastante difícil para os familiares entenderem o processo de esquecimento que ocorre.
CurtirCurtir
Excelente, Dra.! Sensível na comparação e no real significado da doença!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada. É muito importante receber a opinião do leitor. A ideia de compreender a patologia através de uma história em quadrinho achei de uma leveza ao passar o tema apesar de provocar reflexão.
CurtirCurtir