Demência de Alzheimer : “Rugas “

Recomendo a leitura da história em quadrinhos do espanhol Paco Roca, chamada Rugas.

Gosto muito dessa HQ e uso como material de consultório para familiares ou pacientes compreenderem melhor a demência de  Alzheimer. 

A demência de Alzheimer é relatada de uma forma bem explicativa sobre o quadro clínico, tratamento farmacológico e não farmacológico. 

A história mostra a vida de um bancário aposentado chamado Emílio, que mudou-se recentemente para um asilo. Lá ele reconhece sua patologia e tenta diversas estratégias para retardar a evolução da demência. Tem a ajuda de um companheiro de quarto na luta contra a evolução da doença. 

De uma forma bastante reflexiva o autor de Rugas compara a memória de uma pessoa com livros, que vão sendo adquiridos ao longo da vida. Com o avançar da idade, páginas amarelam e palavras desbotam nessa biblioteca de memórias. Em alguns casos, essas páginas vão se soltando e voando para fora do livro, representando a perda gradual da memória.

Publicado por Elizabete Possidente

Formou -se em Medicina em 1994. Foi médica residente do Instituto de Psiquiatria da UFRJ de 1995 a 1996. Defendeu Mestrado em 1997 a 1999 pelo Departamento de Psiquiatria do Instituto de Psiquiatria da UFRJ. Durante muitos anos foi supervisora de Psiquiatria pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. Foi médica perita em Psiquiatria no Manicômio Heitor Carrilho pela Vara de Execuções Penais da Secretaria Estadual de Justiça. Foi médica Psiquiatra e perita em Psiquiatria pelo Ministério da Defesa no Hospital Central do Exército e pela Auditoria Militar. Foi médica Psiquiatra e chefe do serviço de Saúde Mental da Policlínica Newton Alves Cardoso. Tem diversos artigos publicados em revistas médicas. Diversos trabalhos publicados em congressos nacionais e internacionais. Está sempre se atualizando e participando de eventos médicos nacionais e internacionais em Psiquiatria.

Se junte à conversa

4 comentários

    1. Obrigada. É muito importante receber a opinião do leitor. A ideia de compreender a patologia através de uma história em quadrinho achei de uma leveza ao passar o tema apesar de provocar reflexão.

      Curtir

  1. Explicativo e leve. Não conhecia o livro,excelente forma de colocar uma doença muito pesada e cada vez mais comum. Maravilhosa indicação

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: