Autora: Elizabete Possidente

Apesar de ser modinha entre os jovens e também muitos médicos ainda desconhecerem o seu potencial danoso, a ANVISA proibiu a comercialização dos cigarros eletrônicos ou vapes desde agosto de 2009.

 Está proibida a venda, importação e propaganda de todos os dispositivos eletrônicos para fumar (DEF) no Brasil.

A proibição leva em conta   à ausência de dados científicos que comprovem que os equipamentos têm controle de segurança, risco de desenvolver diversas doenças e o combate ao tabagismo as gerações mais jovens.

Existem outros 30 países que também apresentam o mesmo tipo de proibição. Enquanto mais de 100 países já apresentam regras bem definidas de regulamentação do uso, como até imposição de limites de idade.

Restringir o acesso aos equipamentos pelos pais, responsáveis e pelos profissionais de saúde é fundamental para investirmos na saúde da população como um todo.  

Publicado por Elizabete Possidente

Formou -se em Medicina em 1994. Foi médica residente do Instituto de Psiquiatria da UFRJ de 1995 a 1996. Defendeu Mestrado em 1997 a 1999 pelo Departamento de Psiquiatria do Instituto de Psiquiatria da UFRJ. Durante muitos anos foi supervisora de Psiquiatria pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. Foi médica perita em Psiquiatria no Manicômio Heitor Carrilho pela Vara de Execuções Penais da Secretaria Estadual de Justiça. Foi médica Psiquiatra e perita em Psiquiatria pelo Ministério da Defesa no Hospital Central do Exército e pela Auditoria Militar. Foi médica Psiquiatra e chefe do serviço de Saúde Mental da Policlínica Newton Alves Cardoso. Tem diversos artigos publicados em revistas médicas. Diversos trabalhos publicados em congressos nacionais e internacionais. Está sempre se atualizando e participando de eventos médicos nacionais e internacionais em Psiquiatria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: