Autora: Elizabete Possidente

Hoje é o Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado em 29 de agosto. A data foi criada em 1986 e marca o reconhecimento do Estado que o tabagismo deva ser enfrentado como um problema de saúde coletiva.  A partir deste ano o Brasil instituiu uma política nacional de combate ao tabagismo em lei.

Isso foi tão importante que em 2021, a população maior de 18 anos que se declarava fumante era de 9% conforme o Ministério da Saúde. Essa mesma pesquisa realizada em 1989 constatava que 35% da população adulta era fumante.

Isso ocorreu graças as campanhas educativas, limites de publicidade e a inserção de fotos nos maços de cigarros e nos locais que têm venda.

Me preocupa apesar de todo brasileiro saber que o cigarro faz mal a saúde vejo os cigarros eletrônicos ou vapes estarem se disseminando em escalas progressivas entre os jovens.

O cigarro tem apresentado uma queda no número de vendas nos últimos anos, mas o inverso está ocorrendo com os cigarros eletrônicos. Apesar de proibido no Brasil, ele já é consumido por quase 20% dos jovens com 18 a 24 anos conforme o Ministério da Saúde.

Os fabricantes e os usuários propagam que seria uma alternativa “menos nociva”. Não é verdade.

Os cigarros eletrônicos operam a partir da calefação do líquido, que lança o vapor inalado pelos usuários. A composição do aerossol é determinada pela temperatura e pelas substâncias encontradas no líquido. É comum que o líquido tenha nicotina e outras substâncias como glicerina, aromatizantes, acroleína, propilenoglicol e outras não-nicotínicos. É importante saber que essas substâncias estão presentes mesmo nos cigarros eletrônicos que não contêm nicotina.

O vapor emitido pelos dispositivos pode causar ou elevar as chances a infecções pulmonares conforme o INCA. Pesquisas indicam que os vapes fazem mal à saúde, mesmo no caso das opções sem nicotina.

Os cigarros eletrônicos podem provocar dermatite, doenças cardiovasculares e câncer. 

Os dispositivos  eletrônicos admitem a pessoa a dar mais tragadas em um curto período do que com o cigarro convencional. A nicotina chega no cérebro entre 7 e 19 segundos após a tragada, ocasionando o prazer e levando a dependência e os efeitos nocivos cerebrais mais rapidamente.

Outro risco está relacionado às toxinas presentes no líquido, que estão ligadas a maior risco de câncer de pulmão, estômago e esôfago, formação de placas ateroscleróticas, que eleva a complicações como  acidente vascular cerebral (especialmente em mulheres em uso de  anticoncepcional oral).

Os cigarros eletrônicos não são inofensivos. Além disso está provocando um aumento da experimentação de cigarros eletrônicos entre não fumantes, especialmente os adolescentes, o que leva dependência de nicotina e a maior probabilidade de se tornar um fumante convencional também.

Como médica no Dia Nacional de Combate ao Fumo reforço que pais   se informem e conversem sobre esses dados alarmantes de risco a saúde pelo consumo de vapes. Também avigoro que até o momento no Brasil toda comercialização, importação e propaganda de todos os cigarros eletrônicos são proibidos.

Publicado por Elizabete Possidente

Formou -se em Medicina em 1994. Foi médica residente do Instituto de Psiquiatria da UFRJ de 1995 a 1996. Defendeu Mestrado em 1997 a 1999 pelo Departamento de Psiquiatria do Instituto de Psiquiatria da UFRJ. Durante muitos anos foi supervisora de Psiquiatria pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. Foi médica perita em Psiquiatria no Manicômio Heitor Carrilho pela Vara de Execuções Penais da Secretaria Estadual de Justiça. Foi médica Psiquiatra e perita em Psiquiatria pelo Ministério da Defesa no Hospital Central do Exército e pela Auditoria Militar. Foi médica Psiquiatra e chefe do serviço de Saúde Mental da Policlínica Newton Alves Cardoso. Tem diversos artigos publicados em revistas médicas. Diversos trabalhos publicados em congressos nacionais e internacionais. Está sempre se atualizando e participando de eventos médicos nacionais e internacionais em Psiquiatria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: