O Transtorno compulsivo alimentar (TCA) é caracterizado por episódios de compulsão alimentar (comer em grande quantidade) e a sensação de perda de controle sobre o ato de comer, de forma recorrente, por no mínimo 3 meses.
Ainda é preciso apresentar pelo menos 3 das seguintes características:
Comer muito mais rápido do que o normal
Comer até se sentir desconfortável
Comer sozinho por ter vergonha da quantidade do que está comendo
Comer grandes quantidades de comida mesmo sem fome
Sentir-se enojado consigo mesmo, angustiado, culpado ou deprimido pela quantidade de comida ingerida
É importante não apresentar mecanismos compensatórios, como vômitos, jejum prolongado, uso de diuréticos ou laxantes e excesso de atividade física na tentativa de aliviar a angústia ou culpa.
Estudos apontam que o TCA ocorre mais no sexo feminino. É bastante comum estar associado a algumas comorbidades como TDAH, Transtorno de personalidade borderline, Transtorno de personalidade evitativo, Transtorno de personalidade histriônico, Transtorno de ansiedade generalizada, Transtorno bipolar e Transtorno de impulso (como a tricotilomania).
Cerca de 7% das mulheres com TCA desenvolveram no primeiro ano do ensino superior. Isso acaba provocando queda de desempenho acadêmico e automutilação.
Resumidamente, temos que avaliar os seguintes aspectos:
Ocorrência dos episódios de compulsão alimentar, sendo objetivos quantidade de comida ingerida e perda de controle
A recorrência: maior ou igual a uma vez por semana nos últimos 3 meses
Presença de angústia, tristeza ou culpa
Ausência de comportamentos compensatórios inadequados
O foco no tratamento do Transtorno Compulsivo Alimentar é reduzir bastante ou eliminar os sintomas de compulsão alimentar, reduzir clinicamente o peso corporal e tratar a psicopatologia do TCA e suas comorbidades. Se as comorbidades não forem tratadas dificilmente haverá sucesso no tratamento do TCA à médio e longo prazo.
Com uma trajetória multifacetada e dedicada à saúde mental, sou uma médica psiquiatra, cuja jornada profissional é marcada por conquistas e contribuições significativas. Formei-me em Medicina em 1994 e desde então tenho me destacado em diversas áreas da psiquiatria.
Minha jornada acadêmica inclui uma residência no Instituto de Psiquiatria da UFRJ, onde aprimorei minhas habilidades e conhecimentos de 1995 a 1996. Prosseguindo em minha formação, obtive o título de Mestre pelo Departamento de Psiquiatria do mesmo instituto, entre os anos de 1997 e 1999, consolidando-me como uma profissional especializada e comprometida com a excelência em minha área de atuação.
Ao longo de minha carreira, desempenhei papéis fundamentais em diferentes instituições e contextos. Como supervisora de psiquiatria pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, contribuí para o desenvolvimento e aprimoramento de políticas públicas voltadas à saúde mental. Minha expertise como médica perita em psiquiatria no Manicômio Heitor Carrilho e posteriormente na Vara de Execuções Penais da Secretaria Estadual de Justiça evidencia meu compromisso com a justiça e o bem-estar dos pacientes.
Além disso, atuei como médica psiquiatra e perita em psiquiatria pelo Ministério da Defesa, tanto no Hospital Central do Exército quanto pela Auditoria Militar, onde minha competência e dedicação foram reconhecidas e valorizadas.
Minha influência na comunidade médica estende-se também ao âmbito acadêmico, com participação ativa em congressos nacionais e internacionais, onde compartilho meu conhecimento e experiência com outros profissionais da área. Como autora do livro "Para Pais e Mães Preocupados: Cuidando da Saúde Mental dos Pequenos", publicado pela editora Viseu, demonstro meu compromisso em disseminar informações relevantes e acessíveis sobre saúde mental para um público amplo.
Com uma sólida base acadêmica, vasta experiência prática e um compromisso contínuo com a atualização e aprimoramento profissional, sou uma referência respeitada na área da psiquiatria, dedicada a promover o bem-estar e a qualidade de vida de meus pacientes e da comunidade em geral.
View more posts