Autora: Elizabete Possidente
Janeiro é o período do ano que é marcado por planos e metas para a maioria das pessoas. Muitos tem preocupação com a saúde e planeja uma vida mais saudável, iniciar uma atividade física e ter uma dieta mais equilibrada. Com isso surgiu um movimento no Reino Unido chamado “Dry January” em 2013 e que já foi adotado por muitos outros países. O “Janeiro Seco” é o incentivo de não consumir bebidas alcóolicas durante todo esse mês.
O consumo de bebida alcóolica aumentou muito em todo o mundo desde o início da pandemia. Segundo a OMS no Brasil houve um crescimento mais rápido que a média mundial, especialmente entre os mais jovens.
Ainda que o consumo de bebidas alcoólicas tenha aumentado ao longo dos últimos dois anos, o projeto “Dry January” tem efeitos no longo prazo.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Britânico demonstrou que após a Campanha, 7 entre 10 pessoas diminuíram a ingesta de bebida alcóolica, e ¼ das pessoas que bebiam em níveis “prejudiciais” mudavam para a categoria de “baixo risco” após Campanha.
Não será de um dia para outro que o organismo sinta o benefício de “sem álcool”, pois, sabemos que o álcool permanece em torno de 72 horas no organismo.
O sucesso da Campanha está associado a percepção pelo próprio indivíduo do impacto positivo no seu bem-estar. Os participantes percebem melhora na qualidade do sono, na disposição para atividade física e maior performance, melhora na concentração, no humor, na imunidade, no funcionamento do intestino e na sensação de bem-estar físico e mental. Também tem impacto positivo na estética por levar a perda de gordura, melhora na queda de cabelo, da pele e na redução de celulite.
O governo britânico percebeu que havia uma melhora na qualidade de saúde observados nos atendimentos a comunidade. Resolveu incentivar ainda mais a Campanha que lançou um aplicativo chamada “Try Dry” para os participantes. Através desse aplicativo há um monitoramento do consumo de álcool, definindo metas individuais e oferecendo informações sobre calorias e economia de dinheiro como estímulo a adotar medidas na redução ou suspensão de ingesta alcóolica durante todo o ano.
Recentemente o Instituto Britânico publicou que os participantes da Campanha Janeiro Seco notaram diversos benefícios nas finanças e na saúde física e mental, tais como:
- 88% economizaram dinheiro que seria gasto em bebidas.
- 82% relataram ter maior consciência do prejuízo que o álcool tinha em suas vidas.
- 80% passaram a ter maior controle na quantidade da ingesta alcoólica.
- 93% se sentiram realizados por conseguirem um mês sem álcool, aumentando a autoestima.
- 76% conseguiram entender o motivo que faziam o beber e assim podem criar estratégias para proteger desse mal hábito.
- 71% entenderam que podem se divertir sem álcool.
- 58% perderam peso.
- 57% notaram melhora na concentração
- 54% notaram melhora na pele.
A grande maioria dos participantes relataram que se sentiram mais seguros a tomar decisões se vale a pena beber ou não e ter controle no tipo de bebida e na quantidade.
Recomendo a todos escolherem um mês para adotarem essa campanha de não ingerir bebida alcoólica. Substitua por sucos, chás gelados e drinks sem álcool. Tem muitas receitas de drinks gostosos e lindos na internet. Vamos cuidar da nossa saúde, pois, merecemos uma qualidade de vida melhor.

Olá Dra. Beth.
Mas como fica aquele grupo de pessoas que tomam 1/2 cálice de vinho todo dia? Eles dizem que isso faz bem para a saúde.
Agora, embolou…
CurtirCurtido por 1 pessoa
Robert a ingesta alcoólica traz muito mais malefícios do que benefícios. Todos os estudos com o rigor científico mostra isso para todos os tipos de bebida.
CurtirCurtir
meu voto será de 1 ano…
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi, Francisco. Se pelos estudos do Instituto Britânico em 1 mês já se tem um impacto positivo na saúde física e mental, imagina 12 meses. Será muito bom!
CurtirCurtir
no processo…
CurtirCurtido por 1 pessoa